quarta-feira, 8 de julho de 2009

Do Cultivo da Graça Recebida Do Senhor

Tudo me foi concedido, tudo me é concedido e tudo me será concedido! Mas o que fiz com o que como o que me foi concedido, o que faço com o que me é concedido e o que farei como o que me será concedido. Engano-me imaginando que seja muitas coisas, ponho-me no caminho certo se acredito que é somente uma. Aliás a unica que me resta. ou seja cultivar aquilo que me foi que me e que me será cultivado! Pois como diz frei Egidio de Assis: "Considero coisa maior, conservar os bens dados por Deus que adquiri-los".
Quantas graças já recebi de Deus e minha vida vocacional. quantos retiros e missas e palestras já tive sobre a experiencia franciscana? quantas vezes já me foi dito que a santidade não é privilégio de uma o outra pessoa, mas de todos aqueles que foram introduzidos na vida divina pelo batismo? que a regra franciscana tem a força de fazer com que todos o franciscanos sejam santos e perfeitos seguidores do Deus de jesus Cristo? Muitas vezes. E aqui novamente recorro a frei Egidio: Alguem um dia disse Frei Egidio: "O que posso fazer para sentir a suavidade de Deus? Respondeu "Algumas vez já te inspirou boa vontade" respondeu aquele muitas vezes. Disse-lhe Frei Egidio vociferando em alta vozes então por que não guardaste aquela boa vontade e não te conduziste para um bem Maior"
Assim este mestre da experiencia franciscana me exorta, a não mais me perder meditando sobre se o senhor vai me dar ou não! mas sim e pensar como eu devo fazer para conservar aquilo que ele vai me dar. Nisto está o grande dom como disse frei Egidio, em conservar a graça recebida.
Mas qual seria o modo de cultivar, como seria esta modo de estar diante das coisas que vem de nosso Deus. Penso que é justamente o modo de esmoler, que está no fundo do cultivo. Pois quando nos apropriamos da graça vinda achamos que a qualquer hora a receberemos de novo. E nisto reside a braveza de frei Egidio como aquele que lhe perguntou como fazer para ter consolaçao de Deus! Será que este não estava querendo, saber qual o meto mais facil de se obter a graça de Deus? Uma receitinha que não implica em muito esforço, mas sim a combinaçao de alguns igredientes que nos fariam sentir o gozo espiritual desejado? Nao é assim que muitas vezes pensamos que temos o poder de dominar a açao de Deus sobre nós? Porem frei Egidio, sabe que não é de nossa ossada trazer a consolaçao de Deus, mas isto Deus a faz de graça. Ser tocado por Deus não é merito, mas dom, dom de conquista. Dom que se tem que trabalhar todo dia e todo istante. Só opera desta forma se aquele que receber estiver embuido do espirito de esmoler. O espirito que sabe que não deveria nem existir, mas existe pela gratuidade.
E disto nasce o trabalho do cultivo, como nos fala frei Egidio: "É impossivel adquirir virtudes sem a solicitude e trabalho".
A liçao que este mestre nos dá, não é a fórmula, mas uma postura. Postura de trabalhador. e só trabalha por algo quem foi atingido pela feiçao do amor! E por-se na dinamica de a cada dia na sua possibilidade. De trabalhar e trabalhar.
Pessoas como Francisco, Clara e Egidio, se tornaram profissionais no espirito. por ver que a cada toque do senhor, era como o ultimo toque e o melhor toque. Não paravam pra pensar como "filhinhos de papais" espirituais, bem que poderia ser melhor. Mas como um esfomeado, que ao pegar o seu prato de comida come tudo, que está ali, tudo até o fim. Como filhos agradecidos!
Sejamos nos esfomeados por Deus, e aproveitemos tudo que ele nos der. Pois tudo que vem do Senhor é bom e nos é favoravel para nosso crescimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário